Acessar o Webmail

Pesquisa-Extensão

> Localização do DEP (Departamento de Engenharia de Produção) no Google Maps: Click aqui!

CRI-AÇÃO

O Cri-Ação – Grupo de Pesquisa “Criatividade e Inovação em Produtos e Processos” foi idealizado em 2010 e iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em 2011. O objetivo do grupo é desenvolver ideias e pensamento inovadores/criativos para aplicar a produtos e processos, com foco nas necessidades da sociedade, buscando a sustentabilidade dos recursos e dos resultados finais do processo de criação.

Atualmente, o CRI-AÇÃO é composto por vinte e quatro participantes, entre graduandos (16) e mestrandos (8) dos cursos de Ciência e Tecnologia, Design, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Psicologia. São duas as linhas de pesquisa estudadas no grupo, uma na área de energias renováveis (eólica e solar) e a outra no setor de artesanato:

  • “Prospecção tecnológica das cadeias produtivas de energia eólica e solar”
  • “A criatividade como fonte de inovação de produtos e processos”

Para mais informações acesse: www.criacao.ufrn.br

GREPE

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia da UFRN foi criado em 2006 e atua, através de pesquisas, projetos de extensão e de desenvolvimento, nas áreas:

  • Ergonomia Organizacional: abrangência micro e macro-organizacional voltados para a melhoria da eficiência produtiva das organizações aliada à prevenção dos acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais e a minimização de desperdícios.
  • Ergonomia Social: voltados para o terceiro setor, relacionados com a sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental e com a saúde e segurança do trabalho.
  • Ergonomia da Cidade (ERGOPOLIS): voltados para a prevenção de desastres, melhoria do nível de resiliência da cidade, melhoria da acessibilidade dos ambientes construídos e vias públicas e melhoria da mobilidade urbana nas cidades.

Para mais informações acesse: www.ergonomiagrepe.wordpress.com ou entre em contato através do e-mail ergonomia.grepe@gmail.com

NAGI

Núcleo de Apoio à Gestão e Inovação (NAGI) busca a discussão, pesquisa e publicação de assuntos atuais relacionados à Gestão da Inovação e Competitividade Organizacional, Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e Gestão de Energias Renováveis, bem como a compreensão do porquê as organizações adotam determinadas estratégias e seus reflexos (econômicos, jurídicos, sociais, ambientais, psicológicos, humanos, etc.) no sistema produtivo.

O NAGI contribui para a formação científica dos alunos de graduação e pós-graduação que têm interesse na iniciação à pesquisa, ensino e extensão, uma vez que divulga para a comunidade geral e científica os resultados das descobertas encontradas pelos seus professores-pesquisadores.

PEGADAS

O Grupo Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Projetos de Engenharia e Gestão Aplicados ao Desenvolvimento Ambiental e Social (PEGADAS), criado em 2010 por professores do curso de Engenharia de Produção, constitui um espaço de construção de conhecimentos, troca de saberes e intervenção na sociedade por meio da participação de diferentes membros da UFRN, de forma a se obter o desenvolvimento multidisciplinar de suas ações de engenharia e gestão. Ultrapassando a visão do engenheiro tecnicista, o PEGADAS busca integrar o trinômio ensino-pesquisa-extensão, associando os três aspectos na construção dos saberes, na própria ação e na diversificação e reconstrução de conhecimentos pelos diversos atores sociais. O grupo atua com a engenharia em prol do desenvolvimento territorial de maneira sustentável, em especial no nordeste na região do semiárido. Repensa e constrói com a comunidade conhecimentos, ferramentas, processos e metodologias para que possam ser utilizadas para resolução dos problemas locais. O grupo apoia e fortalece a atividade das organizações e grupos em sua viabilidade e sustentabilidade (econômica, social, técnica, ambiental, cultural, política) a partir de assessoria e formação em gestão, inovação e tecnologia social. O PEGADAS realiza projetos os quais são demandados pela sociedade em 3 frentes: GT Cultura, GT Empreendimentos Econômicos Solidários e GT Pesquisa. É responsável também pela organização ou co-organização dos eventos: Pegadação, EREDS_ne (Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social do Nordeste) e do ENEDS (Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social).

Para mais informações acesse: http://www.facebook.com/PegadasUFRN ou entre em contato através do e-mail pegadas@ct.ufrn.br

PET

nova logo pet

O Programa de Educação Tutorial é vinculado ao MEC e caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades fundamentadas na tríade do ensino-pesquisa-extensão. O PET Produção atualmente realiza atividades que vão desde a realização de eventos acadêmicos para a graduação, passando pela exploração de pesquisas aplicadas em empresas, utilizando ferramentas da Engenharia de Produção.

Em sua trajetória, os alunos do grupo tiveram contato com algumas empresas na realização de visitas técnicas, em Natal e região metropolitana, podendo citar a AMBEV, Arena das Dunas e o Terminal Marítimo de Passageiros. Em Mossoró: Usibrás, WG Fruticultura e a Nassau. Em Campina Grande (PB) a Acordeon Leticce e a Tecon Suape em Ipojuca (PE).

Para mais informações acesse: www.petproducaoufrn.com ou entre em contato através do e-mail petproducao.ufrn@gmail.com

 

POLO

O grupo de pesquisa POLO, acrônimo de Pesquisa Operacional e Logística, é formado principalmente por alunos de graduação dos cursos de Ciências da Computação, Ciências e Tecnologia e Engenharia de Produção além de ser uma das áreas de mestrado oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PEP). O aluno interessado em fazer parte da Iniciação Científica do grupo deve ter interesse e facilidade em disciplinas como Cálculo, Algoritmo e Linguagens de Programação, além disso, quando necessário, deve ser proativo na busca de conhecimento e informação de disciplinas ainda não vistas em seu curso.

SUSTENTAÇÃO

Logo Sustentação

Este programa funciona como ambiente para a demonstração e para o desenvolvimento de atividades do tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão, em procedimentos adequados do ponto de vista sustentável na construção civil, da gestão do projeto à execução da edificação e no âmbito da educação ambiental. Tem como proposta a construção de uma edificação, no Campus Central da UFRN, que explore as relações entre a área tecnológica e a ecologia incorporando a dimensão ambiental.

O programa engloba quatro projetos interligados e que associam trabalhos do tripé acadêmico através de metodologias participativas, que permitem aos discentes, docentes, técnicos da universidade e grupos comunitários vivenciarem e atuarem numa relação teórico-prática, fazendo interagir as concepções da experiência intermultidisciplinar.

UFRN / Centro de Tecnologia

Av. Senador Salgado Filho, nº 3000

Lagoa Nova – CEP: 59078-970 - Natal/RN

DEP - Departamento de Engenharia de Produção

E-mail: ufrn.dep@gmail.com - Cel.: (084) 99193-6223

Fone: (084) 3342-2255 - Ramal: 400 (ou opção 1)